Biodiversidade
Fauna e Flora
Ao redor da Pena e em toda a zona dos Penedos de Góis, é possível observar espécies fantásticas, de fauna e flora, com interesse científico. Tratando-se de um terrritório de montanha, atravessado pela ribeira da Pena, um afluente do rio Ceira, este município possui “características idílicas”, albergando um grande número de vertebrados e plantas.

▪ Fauna– com hábitos solitários e nocturnos, pode-se ver com alguma sorte a raposa, o lobo, o javali, a doninha e o gineto. Já com mais facilidade se pode avistar o coelho e a lebre. No céu podem-se ainda observar com facilidade a águia, o milhafre, e uma variedade imensa de espécies de borboletas. Os veados foram recentemente (década de 90) reintroduzidos na Serra da Lousã, no âmbito de um projecto LIFE gerido pela Universidade de Aveiro, sendo que a sua população tem aumentado a bom ritmo ao ponto de já constituírem um grande atractivo turístico na região.
▪ Flora – em tempos a floresta era composta pelo castanheiro, pelo carvalho, pelo sobreiro e pela cerejeira. Posteriormente houve a invasão do pinheiro, do eucalipto e das mimosas. No entanto a cor predominante é o verde claro dos castanheiros.
